sexta-feira, 11 de março de 2011

Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil


A Violência esta presente nas capitais, no interior, nas cidades grandes, médias, pequenas, enfim, em todo e qualquer contingente populacional. Não é mais "privilégio" das metrópoles, está a cada dia mais próxima dos nossos lares, das escolas, creches, ou até mesmo do parquinho de diversões. Lugar algum está imune a ela; ninguém está imune!
Para amenizar a situação, somente com maiores investimentos na área da educação, dizem os educadores e as autoridades nacionais. Até ai tudo bem, este é o senso comum, um entendimento que a maioria de nós adota. Mas, e quando a violência surge nos locais em que haveria de ser cultivada a educação? O que fazer? Este é um dos temas críticos do estudo realizado pelo Instituto Sangari: a violência na juventude, nas escolas, com reflexo negativo sobre a educação.

Este excelente estudo esquematiza a problemática dos atentados a integridade física com o resultado morte, no território nacional. Demonstra, em linguagem simples e acessível, as principais zonas de violência e traz detalhes classificativos quanto às formas e sujeitos (ativos e passivos) da prática de homicídios. O Material é de LIVRE DISTRIBUIÇÃO eDIVULGAÇÃO, sem custos. Está disponível no site do Instituto Sangari e agora também aqui no nosso blog.

Marcos Landim - editor

DESTAQUES DO ESTUDO

1. Notas Conceituais
2. Notas Técnicas
3. Homicídios na População Total

4. Homicídios de Crianças e Adolescentes
5. Homicídios na População Jovem (15 a 24 anos)
6. Homicídios na População Jovem (15 a 29 anos)

7. Questões de Gênero e de Cor/Raça
8. Interiorização da Violência e Vitimização Juvenil
9. Considerações Finais




0 comentários:

Postar um comentário